domingo, 20 de março de 2011

AQUI COMEÇA UM PEQUENO ESBOÇO DE UM GRANDE SONHO

Hoje em Brasília algumas pessoas têm a oportunidade de ver seus filhos em salas de aula, e nas escolas em horário “integral”.  As crianças são assistidas por uma equipe de coordenadores e monitores preparados que abraçam o projeto e respeitam suas diretrizes. 
Embora o espaço físico não ofereça uma boa qualidade, profissionais de  diversas áreas e também amadores, por que não, diga-se de passagem, estão lutando cada vez mais para que o projeto continue sendo desenvolvido, ganhe força e atenda a proposta. Apesar de sabermos que ainda há muito à ser feito, e que aquilo o que temos, a princípio, é o que poderíamos chamar de “pequeno esboço” de um grande sonho. Ainda assim, eu diria que acreditar em um sonho é o primeiro passo para transformá-lo em realidade.
  É muito fácil criticar quando não se participa do processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças na escola. Desafios surgem para que sejam vencidos. Nossas crianças fora da escola, e nos braços das ruas tornam-se presas fáceis para as drogas, violência, prostituição, e assim por diante. Nós, pais e responsáveis quase sempre trabalhamos o dia inteiro, para dar melhor qualidade de vida aos nossos filhos, mas não ter o apoio maior do estado como um todo faz com que nossas crianças se tornem cada vez mais vulneráveis a um mundo de crueldade que grita em alto e bom tom, que não está para brincadeiras.
Algumas pessoas sem conhecimento do projeto tecem criticas, e  dizem, que crianças estão soltas em pátios, ou presas em sala de aula, e que são acompanhados apenas por monitores não preparados, poucos sabem que estes são coordenados e orientados por uma equipe pedagogicamente qualificada, e que atividade nenhuma é desenvolvida com estas crianças sem o conhecimento destes profissionais.
O que vale ressaltar é que as críticas construtiva serão sempre bem vindas, mas que sugestões de melhorias e participação efetiva são bem mais úteis do que qualquer crítica que possa ser feita.

2 comentários:

  1. A educação é uma soma de esforços, grandes e pequenos de todos os integrantes da sociedade. Acreditemos na educação de forma integral, ela existe e funciona mesmo. Graças a esforços continuos por parte das famílias, dos educadores, dos monitores, auxiliares de diversa áreas ela está acontecendo.

    cassia regina coordenadora da educação integral cef 308 santa maria

    ResponderExcluir
  2. Parabéns galera da integral,vocês fazem a diferença neste projeto. Adoro Voces!!!...Com carinho Ana Márcia

    ResponderExcluir